Mesoterapia, vale investir?

A mesoterapia, originalmente concebida na Europa, é uma técnica minimamente invasiva que consiste na injeção intra ou subcutânea de misturas variáveis de extratos vegetais naturais, agentes homeopáticos, fármacos, vitaminas e outras substâncias bioativas em quantidades microscópicas através de multipunturas dérmicas.

Sua aplicação na prática estética e cirurgia está ganhando popularidade e aceitação e está crescendo rapidamente em perfil a uma taxa alarmante. Apesar de sua atração como supostas injeções rejuvenescedoras e “dissolução de gordura”, a segurança e eficácia desses novos tratamentos cosméticos permanecem ambíguas, tornando a mesoterapia vulnerável a críticas da comunidade médica geralmente mais cética. 

Atualmente a revisão de Atiyeh (2021) afirma que nenhum novo dado de valor clínico e novas informações foram identificados para validação da técnica. Conforme declaração de política da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) atualizada e aprovada em 2019, a mesoterapia para rejuvenescimento da pele não é aprovada atualmente pela Food and Drug Administration.

Mais estudos são necessários antes que possa ser defendido como um tratamento seguro e eficaz para contorno corporal e rejuvenescimento facial. Embora as alegações feitas sobre a mesoterapia possam ser difíceis de acreditar pelo valor facial, devemos ser cautelosos em rejeitar novas ideias. Assim como a ausência de prova não é prova de ausência, a falta de validação científica não é prova de que não funciona.

Ou seja, publicar e validar se torna cada dia mais importante, se você tem resultados positivos sobre a prática, eu te proponho uma lição de casa, que tal um relato de caso contando isso para a comunidade científica?

Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais, Até mais Galerinha!

Referências

Uma atualização sobre a eficácia do rejuvenescimento da pele facial da Mesoterapia EBM V – PubMed (nih.gov)

Ensaio controlado randomizado preliminar de efeitos antirageamento de ácido l-ascórbico aplicado em combinação com mesoterapia sem agulha e microagulha – PubMed (nih.gov)

Mesoterapia cosmética: entre evidências científicas, ficção científica e negócios lucrativos – PubMed (nih.gov)

Rafael Ferreira

Para baixar as informações e prescrições, preencha os dados abaixo

Clique no botão e faça o download do arquivo