Sim, ozônio é bioestimuladora

A ozonioterapia vem sendo muito questionada, pois gera resultados incríveis com tratamentos curtos e de alta acessibilidade, mas seria isso somente oportunismo ou existe base para isso?

Os mecanismos de ação da ozonioterapia nas finalidades cutâneas já vem sendo descrita na literatura desde 1916, mesmo que direcionada para o tratamento de feridas as publicações demonstraram um prognóstico positivo no fechamento de lesões e na regularidade de neoformação de tecido, mas pera lá, se existe neoformação podemos afirmar efeito bioestimuladora?

Bocci elucidou muitos destes mecanismos de ação e marcadores fisiológicos que demonstram os sítios ativos de ativação do ozônio, com destaque especial para o ajuste do potencial Redox da região tratada, ativação dos fatores de crescimento e modulação de sinalizadores inflamatórios como a IL-1, IL-6 dentre outros.

Bem se consegue para processos deletérios a grande questão é se ele conseguiria em monoterapia promover melhora no aspecto global da pele, e foi justamente o que Lacerda (2021) demonstrou. Na sua publicação apresentou-se um relato de caso de rejuvenescimento com terapia de ozônio e uma revisão de literatura, descrevendo a técnica como uma modalidade terapêutica estética promissora com resultados eficientes e seguros e alta conformidade e satisfação do paciente.

Bem como contra fatos não existem argumentos vamos conferir a evolução clínica apresentada no artigo após 6 sessões.

E ai, você já pensou em considerar esta possibilidade dentro do seu universo clínico?

Referências
Efficacy of biostimulatory ozone therapy: Case report and literature review (wiley.com)
Travagli V, Zanardi I, Valacchi G, Bocci V. Ozone and ozonated oils in skin diseases: a review. Mediators Inflamm. 2010;2010:610418.
Sagai M, Bocci V. Mechanisms of action involved in ozone therapy: Is healing induced via a mild oxidative stress? Med Gas Res. 2011;1:29.
Bocci VA. Scientific and medical aspects of ozone therapy. State of the art. Arch Med Res. 2006;37(4):425-435.

Rafael Ferreira

Para baixar as informações e prescrições, preencha os dados abaixo

Clique no botão e faça o download do arquivo