SMAS e Lifting, e aí como correlacionar?

A volumização facial com preenchimento e/ou gordura tornou-se parte integrante do rejuvenescimento facial global e fornece um toque final para harmonizar o rosto.

As técnicas de rhytidectomia evoluíram desde o início dos anos 1900 até os procedimentos minimamente invasivos não cirúrgicos. À medida que a compreensão da anatomia facial e do processo de envelhecimento se expandiu, o sistema musculoafoneurotico superficial (SMAS) tornou-se um ponto focal no desenvolvimento de resultados naturais mais duradouros. 

JUma evolução adicional levou a várias abordagens no reposicionamento da camada SMAS, incluindo rimas subperiosteais, compostas e profundas.

CO foco do levantamento facial moderno mudou de manipulação isolada do sistema musculoaponeurotico superficial (SMAS) para fornecer restauração de volume necessária e modelagem facial geral. A deflação de volume é um componente importante do envelhecimento facial, portanto a reposição deste volume é parte fundamental do processo de rejuvenescimento da face.

O envelhecimento facial é um processo complexo que influencia cada camada da estrutura facial. Das técnicas baseadas em SMAS, a volumização ou suspensão do SMAS fornece excelentes resultados com convalescença mais curta e menos complicações potenciais.

E agora eu te pergunto, e aí como está a abordagem do SMAS nos seus planejamentos clínicos? Trabalhar o SMAS é a chave de um procedimento de sucesso.

Bibliografia:

Anatomia Facial para Injeção de Enchimento: O Sistema Musculoaponeurotico Superficial (SMAS) não é apenas para lifting facial – pubmed (nih.gov)

Nuances em Sistema Musculoaponeurotico Superficial Rhytidectomy – PubMed (nih.gov)

O lifting facial de elevação e preenchimento: manipulação superficial do sistema musculoaponeurotico com aumento do compartimento de gordura – PubMed (nih.gov)

Bolsa periauricular-corda reforçada com plicação SMAS e elevação da almofada de gordura malária para rejuvenescimento facial médio e inferior: relatório FACE-Q – PubMed (nih.gov)

Rafael Ferreira

Para baixar as informações e prescrições, preencha os dados abaixo

Clique no botão e faça o download do arquivo